Histórico

O antigo Programa de Mestrado em Física Aplicada, sediado no Departamento de Física (DPF) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), iniciou suas atividades em abril de 2001. Em 2006, foi criado o programa de Doutorado, em associação plena com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Esta associação foi muito importante na época de sua criação, uma vez que o estado de Minas Gerais possuía apenas um programa de Doutorado na área de Física (UFMG), tendo contribuído para reduzir o êxodo de estudantes para fora do estado e para o crescimento e consolidação dos dois programas de pós-graduação (UFV e UFJF).

Durante os 9 anos de funcionamento do Doutorado Associado, os departamentos de Física das duas instituições associadas cresceram significativamente, tanto no número de docentes aptos a atuarem na pós-graduação, quanto no número de áreas e laboratórios de pesquisa. Enquanto em 2006 o doutorado associado reunia 9 laboratórios de pesquisa, atualmente, apenas o Departamento de Física da UFV possui 17 laboratórios – e trabalha para inaugurar em breve seu “Centro de Nanoscopia”. O corpo docente do DPF/UFV na pós-graduação praticamente duplicou neste período. Muitos pesquisadores jovens e produtivos foram contratados; alguns já foram contemplados com bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq e vários deles já possuem perfil para tal. Na verdade, a associação foi planejada como uma etapa transiente que duraria apenas o tempo necessário para a consolidação dos grupos de pesquisa nas instituições participantes. Este objetivo foi alcançado.

Em 2015, foi aprovada pela CAPES a separação entre os programas da UFV e da UFJF e a criação do Programa de Mestrado/Doutorado em Física Aplicada da UFV. Em 2017 o nome de programa mudou de “Física Aplicada” para apenas “Física”. O novo nome reflete melhor o que o programa representa nos dias atuais.

O Programa recentemente reorganizou suas três áreas de concentração antigas (“Física Teórica e Computacional”, “Física Experimental” e “Novos Materiais”) em apenas uma: “Física”, englobando 7 linhas de pesquisa: “DISPOSITIVOS E SENSORES”; “FENOMENOS CRÍTICOS DE EQUILÍBRIO E FORA DO EQUILÍBRIO”; “FÍSICA BIOLÓGICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL”; “PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES FINOS, COMPÓSITOS E NOVOS MATERIAIS”; “SISTEMAS COMPLEXOS”; “SISTEMAS MAGNETICOS E MATERIAIS MAGNETICOS NANOESTRUTURADOS” e “FÍSICA MATEMÁTICA E TEORIA QUÂNTICA DOS CAMPOS”.

BUSCA NO SITE

Endereço

Departamento de Física – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Universidade Federal de Viçosa 

Av. Peter Henry Rolfs s/n – Campus Universitário – CEP: 36570 000 – Viçosa – MG
Telefone: 3899 2480 – Fax: 3899 2483 – E-mail: dpf@ufv.br

Secretaria de Pós-graduação
Fone:
 (31) 3899-3400
Fax: (31) 3899-2483
dpfpg@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress